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EMBORA O PODER PÚBLICO TENHA REALIZADO ALGUMAS MELHORIAS POR AQUI, AINDA HÁ MUITO A SER FEITO.
E NÓS SÓ ATINGIREMOS AS METAS PROPOSTAS SE HOUVER A PARTICIPAÇÃO E UNIÃO DE TODAS AS COMUNIDADES - EXPLICA O PRESIDENTE DA ASSOSSIÇÃO ADALTO DA COMUNIDADE

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ruas de Praia Grande SP. Recebe Nomes e CEP

Foto: Richard Aldrin


Ruas de Praia Grande recebem novas placas de identificação
Instalação acontecerá em toda a Cidade até o final do ano
4/4/2016 | Luciano Agemiro , MTB: 73.143
 
A partir desta segunda-feira (4), as ruas de Praia Grande começam a receber as novas placas de identificação. São postes afixados nas calçadas com informações de nome de rua, CEP, bairro e cor identificatória. Ao todo, mais de 8 mil desses conjuntos devem ser instalados até o final do ano nos mais de 2 mil logradouros do Município. A medida faz parte do plano de metas Avança PG.

O primeiro bairro escolhido para receber as novas placas foi o Ocian, em homenagem a mais antiga ocupação ordenada do Município e que completará 60 anos no dia 27 de maio. As placas, padronizadas, são confeccionadas em material não metálico, sem valor comercial, predominantemente na cor azul, contendo uma faixa inferior que diferencia o Bairro. Em tamanho grande está o nome comum da via, e logo abaixo o nome completo, CEP e o nome do Bairro. As letras são estampadas em branco e refletivas à luz.

A padronização das placas de identificação é resultado de um grande estudo que ocorre há cerca de três anos. Centenas de ruas que antes eram apenas conhecidas por números ou letras receberam nomes oficiais e em breve também serão emplacadas. Em alguns casos, as ruas ainda ganharam CEP, identificação gerada pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), primordial para os prestadores de serviços, como por exemplo, os Correios e demais entregadores.

De acordo com a diretora de Gestão Territorial da Secretaria de Planejamento, Alcivani Alves Buck, o trabalho começou com o levantamento da situação de todos os cerca de 2 mil logradouros do Município – os oficiais, os existentes no cadastro e não implantados e aqueles implantados onde não há loteamento regularmente aprovado. “O estudo levantou se a via estava aberta ou fechada, tipo de pavimento e existência ou não de legislação de denominação oficial, conflitos de início e término, conflitos com o cadastro imobiliário e fiscal, continuidade com outros logradouros no local e outras interferências possíveis”.

Segundo a diretora da Divisão de Planejamento Estratégico, Luciana Almeida de Oliveira, a expectativa é que cerca de 30 placas sejam instaladas por dia, em geral nos cruzamentos das vias. “À medida que forem instaladas as novas placas, identificações antigas serão removidas, evitando provocar algum tipo de confusão”.

O processo do emplacamento de vias públicas tem como diretriz o Projeto Rumo, implantado a partir de 1993 na Cidade, visando facilitar a localização das pessoas nos diferentes bairros, que passaram a ser identificados por diferentes cores.

Numeração – A próxima etapa do processo de padronização de identificação das vias do Município prevê a revisão dos números dos imóveis. Um grande número deles apresenta placas com numeração diversa da oficial, adotada de forma aleatória ou relacionada às concessionárias de serviço, como LE (ligação elétrica) e cadastro da Sabesp.

Visando regularizar a situação e promover a acessibilidade aos cidadãos, a Prefeitura estuda a possibilidade de, além de informar, fornecer a placa de numeração oficial a todos os imóveis situados em vias oficiais abertas e pavimentadas, independentemente da situação fundiária do imóvel.

Cidadania – Para a Administração Municipal, todo esse processo visa assegurar a cidadania para os moradores e visitantes de Praia Grande. O processo de emplacamento das ruas está dentro do Eixo Cidade Progresso, do Programa Avança PG.

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